Home INSTITUCIONAL

O IFC Câmpus Videira

E-mail Imprimir PDF

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Câmpus Videira, iniciou suas atividades pedagógicas em  06 de março de 2006, como extensão da Escola Agrotécnica Federal de Concórdia (EAFC), tendo seu funcionamento autorizado pelo convênio 036/2005. O técnico Agrícola com habilitação em Agropecuária e ênfase na Gestão da Propriedade Familiar foi o curso pioneiro da unidade, sendo que em 14 de junho de 2008 foi realizada a formatura da primeira turma.

O curso foi viabilizado por meio de convênio entre a EAFC e a Prefeitura Municipal de Videira, que teve papel fundamental, cedendo o apoio administrativo, o corpo docente e a destinação do espaço físico da Escola de Educação Básica Criança do Futuro (CAIC), onde as aulas foram ministradas.

Visando expandir a EAFC em Videira e ampliar a oferta de cursos na cidade, em 27 de dezembro de 2007, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) cedeu em comodato uma área de 235.989,5 m² (23,5 hectares), onde em 05 de maio de 2008 iniciaram-se as obras para construção de salas de aulas e laboratórios.

Com a publicação da Lei 11.892 (29 de dezembro de 2008), que criou os Institutos Federais, as Escolas Agrotécnicas de Concórdia, Sombrio e Rio do Sul foram integradas e passaram a ser câmpus do Instituto Federal Catarinense. A partir da portaria 04, publicada em 07 de janeiro de 2010, o Ministério da Educação estabeleceu a relação de todos os câmpus que integrariam cada um dos 38 IF´s criados no Brasil. Com isso, a unidade que funcionava em Videira como extensão de Concórdia foi elevada à condição de Câmpus Videira do Instituto Federal Catarinense, com autonomia didática, disciplinar, administrativa, patrimonial e financeira.

O Câmpus Videira, em seu novo espaço, foi inaugurado em 01 de fevereiro de 2010, sendo que as aulas iniciaram em 26 de abril do mesmo ano com os cursos técnicos concomitante e subsequentes em Agropecuária, Eletroeletrônica, Informática. No segundo semestre do mesmo ano, passou a ofertar o curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho. Em 2011 houve expansão na oferta de vagas, sendo mantida a modalidade subsequente e criada a modalidade integrado ao Ensino Médio para os cursos de Informática, Agropecuária e Eletroeletrônica. Em 2011, também, foi criado o bacharelado de Ciência da Computação e as especializações em Desenvolvimento Web, Desenvolvimento Rural e Agronegócio e Educação com ênfase nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No mesmo ano foram oferecidos cinco cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): Espanhol, Inglês, Toques e Cantos, Violão Popular e Informática Básica. Em 2012 iniciaram-se as aulas do curso de Pedagogia - a primeira licenciatura criada no Câmpus.

Direção
Em 2009, foi constituída a primeira diretoria da Instituição, ficando assim constituída: professor Paulo Hentz (câmpus Concórdia / responsável pela implantação), professor Rogério Kerber (câmpus Camboriú / colaboração pedagógica) e Eliana Fabiano (câmpus Concórdia / coordenadora geral de Administração e Finanças), Rosa Bogoni (Externa / coordenadora Geral de Ensino).

Em 2010 o Câmpus passou a ser dirigido pelo professor Fernando Dilmar Bitencourt (Câmpus Sombrio / diretor-geral) e na sequência uma nova equipe foi constituída para contribuir na consolidação do Câmpus Videira. Durante o ano de 2010 e 2011, a direção do Câmpus ficou assim estabelecida: Horaldo Antônio Brandalise (Câmpus Concórdia / diretor de Administração e Finanças), Roberta Pasquali (Câmpus Videira / diretora de Ensino), Vera Regina Mazurek (Câmpus Videira / coordenadora de Ensino), Reginaldo Cipriano (Câmpus Sombrio / coordenador de Administração e Finanças) e Daniel Manenti (Câmpus Videira / coordenador de Infraestrutura).

Neste mesmo período, entre 2010 e 2011, o Câmpus recebeu boa parte do seu quadro de servidores, atingindo atualmente 57 técnicos administrativos e 61 docentes.

Em 21 de outubro de 2010, o IFC realizou a primeira eleição para escolha de Reitor. Com isso, o então diretor do Câmpus, Fernando Bitencourt, assumiu a pró-reitoria de Administração, em Blumenau. Com a saída do diretor, a partir de 2012 o Câmpus passou a ser dirigindo pelo professor Willian Bolzan dos Santos (Câmpus Videira / diretor-geral),  professora Nadir Paula Rosa (Câmpus Videira / diretora de Ensino) e Gislaine Carlesso (Câmpus Videira / coordenadora de Administração e Finanças). Os demais diretores permaneceram os mesmos. Em 2014 o Câmpus completará 05 anos de criação, quando serão realizadas as primeiras eleições internas da unidade.

Infraestrutura

Em 27 de dezembro de 2007, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) cedeu em comodato - para o Câmpus Concórdia - uma área de 235.989,5 m², equivalente a 23,5 hectares ou 47 campos de futebol. Em 05 de maio de 2008 iniciaram-se as obras para construção de salas de aulas, laboratórios, ginásio, cantina, biblioteca, auditório e bloco administrativo. As obras foram concluídas em 2010. No ano seguinte, em 2011, ocorreu a construção da guarita, de 04 laboratórios, anexo do ginásio e o bloco pedagógico - no pavimento abaixo da biblioteca. No final de 2011 iniciaram-se as obras para pavimentação do Câmpus. A previsão de conclusão desta etapa é maio de 2012.

Infraestrutura / Videira

- Área total: 235.989,5 m² (23,5 hectares) ou 47 campos de futebol